Biografia

Homenagem a Tia Raquel

A MÃE DE MUITAS GERAÇÕES E MÃE DE UM HERÓI DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

RAQUEL DE PAIVA CHAVES, nasceu em 23 de janeiro de 1898, no Sítio Serra nova, filha de Manuel Gomes da Silva e Maria Luzia do Amaral.
Casou-se duas vezes. Do primeiro casamento com Vicente Augusto de Paiva, teve três filhos: o COMBATENTE RAIMUNDO DE PAIVA CHAVES, Maria Luiza do Amaral e Agostinha Paula de Conceição. Do segundo, com Francisco de Paiva Chaves não deixou herdeiros.

Exerceu nesta comunidade o difícil e melindroso ofício de “parteira” nas décadas de 40 a 70. Era chamada, a qualquer hora do dia ou da noite para atender às mulheres que davam a luz, quase que anualmente, chegando a realizar dois partos em sua residência.

Era também “curandeira”. Com sua fé e preces poderosas curava torcicolos e triaduras, usando como ferramenta um novelo de fio de algodão e uma agulha, que colocava sobre a área afetada. Rezava, com muita fé, com o paciente, três vezes durante três dias seguidos, a seguinte oração:
“- Que te Cozo?
- Carne triada
- Nervo torto
- Osso rendido
- Veia e cotoveia
- Assim mesmo eu Cozo
- Em nome do Senhor!”
Em seguida fazia o sinal da cruz e rezava, silenciosamente, um Pai Nosso, três Ave Marias e um Credo.
Era uma mulher determinada, de fé inabalável, querida por todos, e era chamada de “Madrinha Raquel” ou de “Tia Raquel”.
Dedicou seus últimos dias a recitação do Santo Rosário. Faleceu em 10 de abril de 1977, aos 79 anos, de insuficiência cardíaca.

(Escorço biográfico de Raquel de Paiva Chaves, por Raimunda Gomes de Paiva)

Abril/2005

 

© Copyright Memorial Manoel Linho de Paiva - 2006 - Todos os direitos reservados.