Biografia

Homenagem aos heróis Norte-Rio-Grandenses contra o Nazi-Fascismo

Aos jovens sacrificados na Segunda Guerra Mundial:

“Aquele que morre por seu país serve-o mais, em um só dia, do que os outros em toda a vida”
Péricles

RODOVAL CABRAL DA TRINDADE – 1o Sargento – Natural de Ceará Mirim – Filho de João Cândido da Trindade e de d. Amília Cabral da Trindade. Faleceu em virtude de acidente de jeep, no dia 6 de junho de 1945, em Voghera. Agraciado com as Medalhas de Campanha e Cruz de Combate de 2a Classe. No decreto de cessão desta última, ficou expresso: “Nas operações realizadas no dia 31-X-1944, na região de S. Quirico, o inimigo atacou fortemente, obrigando o retraimento do pelotão – O Sargento Trindade, que se encontrava em uma casa da região, apesar do retraimento do seu pelotão, o que tornou difícil a sua situação, continuou na casa, lutando bravamente até o esgotamento dos meios. Apesar de se achar completamente sitiado, o Sargento Trindade não perdeu a calma e, numa demonstração de coragem e sangue frio, malgrado o inimigo, conseguiu evadir-se da casa, regressando às nossas linhas”.

WILSON VIANA BARBOSA – 3o Sargento – Filho de José Viana Barbosa e de dona Joana Viana Barbosa. É considerado desaparecido desde 12 de dezembro de 1944, na zona de operações. Agraciado com as Medalhas de Campanha e Cruz de Combate de 2a Classe.

BELMIRO FERREIRA DA SILVA – Soldado – Natural de Augusto Severo. Filho de Isídio Ferreira da Silva e de d. Atelina Bertoleja da Silva. Faleceu em combate, no dia 26 de fevereiro de 1945, em Monte Castelo. Agraciado com as Medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2a Classe.

COSME FONTES LIRA – Soldado – Natural de S. Miguel. Filho de Manoel Fontes Martins e de d. Teodomira da Costa Lira. Faleceu em ação no dia 23 de abril de 1945, no 15th Evac. Hospital. Foi agraciado com as Medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e de Cruz de Combate de 2a Classe.

JOSÉ VARELA – Soldado padioleiro – Natural de Ceará Mirim. Filho de Benedito Varela e de d. Maria Dardomes Custódio. Faleceu em ação no dia 14 de abril de 1945, na região de Montese. Agraciado com as Medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2a Classe. São de um seu biógrafo estas palavras: “Desde criança, pertencia à Comissão Regional de Escoteiros do Mar de Natal. Tirou o curso primário no Grupo Escolar Isabel Gondim, onde foi aluno exemplar. A pedido da Comissão Regional de Escoteiros do Mar, a Prefeitura de Natal honrou uma das ruas principais desta cidade com seu nome. O grupo escolar inaugurou civicamente seu retrato”.

MANOEL LINO DE PAIVA – Soldado – Natural de Martins. Filho de Pedro Augusto de Paiva e de d. Francisca Elisa da Conceição. Faleceu em ação, no dia 14 de abril de 1945, em Montese. Foi agraciado com as Medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2a Classe.
(BARROS, Aluízio de. Expedicionários Sacrificados na Campanha da Itália (mortos e desaparecido). Rio de Janeiro: Bruno Buccini Editor, 1957)

© Copyright Memorial Manoel Linho de Paiva - 2006 - Todos os direitos reservados.